A primeira consulta com a psicóloga clínica tem como objectivo acolher e esclarecer o motivo que leva a pessoa a procurar ajuda. Neste momento, recolhe-se informação significativa e estabelecem-se objectivos de acordo com as necessidades apresentadas.
Consultas de psicologia clínica em Língua Portuguesa ou Inglesa.
A intervenção psicológica de orientação psicanalítica visa um entendimento do funcionamento psicológico da pessoa (dos conflitos, sentimentos, medos e comportamentos) e promove o desenvolvimento de recursos internos, rumo ao crescimento pessoal e ao equilíbrio emocional.
A partir de uma relação nova e terapêutica, e num ambiente de confiança e confidencialidade, torna-se possível não só ampliar a compreensão de si próprio, como também desenvolver novas formas de relação (consigo próprio e com os outros) e sentir-se mais capaz de responder de uma forma satisfatória aos desafios.
A Ludoterapia é um processo terapêutico para crianças, que utiliza o brincar como meio através do qual a criança expressa as suas vivências emocionais (à semelhança da linguagem verbal nos adultos), compreende o seu mundo interno e experimenta novas formas de lidar com as suas dificuldades.
Através da Ludoterapia, a criança desenvolve-se emocional e cognitivamente, trabalhando aspectos estruturais da sua personalidade, o pensamento simbólico e a auto-confiança nas suas capacidades.
Através do envolvimento parental e de recomendações da terapeuta, de acordo com as especificidades de cada caso, as sessões com os pais visam compreender e atingir as condições facilitadoras na dinâmica familiar ao processo terapêutico da criança.
A Avaliação Psicológica é um acto exclusivo da Psicologia que constitui uma actividade científica de recolha, avaliação e integração de informação, que permite formar um diagnóstico do funcionamento cognitivo e/ou emocional da pessoa, e prever a necessidade de acompanhamento psicológico ou outro tipo de intervenção.
Para a recolha de informação e de acordo com o fim a que a avaliação se destina, são aplicados instrumentos de avaliação, tais como provas psicológicas.
De acordo com a necessidade, pode ser elaborado um relatório de avaliação psicológica.
A consulta de psicologia online é uma modalidade que permite o acesso à intervenção psicológica que, por várias razões, pode não ser possível face-a-face.
As sessões podem ser realizadas por vídeochamada, através de uma plataforma digital (PC, smartphone, tablet) e com o acesso à internet, mas também por chamada, através do telefone ou de uma plataforma digital; e seguem as mesmas directrizes éticas e deontológicas da profissão, nomeadamente do que diz respeito à garantia da privacidade e da confidencialidade.